Com curiosidade em saber o que não pode perder na Ilha de Boa Vista em Cabo Verde?
1. Santa Mónica
A Praia de Santa Mónica na Boa Vista é uma das maravilhas de Cabo Verde. Com mais de 11 quilômetros de extensão e localizada no sudoeste da ilha, atrai quase muitos turistas e, apesar das constantes visitas, o seu tamanho permite que qualquer visitante experimente a sensação de estar completamente cercado pela natureza intocada. As ondas costumam ser fortes, o Oceano Atlântico é vibrante e muito mais do que em Sal-Rei, e em muitos sitios da costa são perfeitos para surfistas experientes. Especialmente no verão, as ondas são mais calmas e apresentam um panorama surreal, uma vastidão indescritível que quase parece possuir todo o oceano.
Apesar da falta de vegetação, muitos tipos de aves podem ser vistos a caçar nas água mais baixas.
2. Deserto de Viana
Boa Vista tem um verdadeiro deserto no noroeste da ilha, o Deserto de Viana. Tem apenas um quilômetro de comprimento e cerca de cinco quilômetros de extensão, e é caracterizada pela sua areia clara misturada com partículas de solo pretas. Devido à estrutura terrestre e proximidade com o continente, os ventos oceânicos transportam constantemente grandes quantidades de areia do continente africano, depositando-as na Ilha da Boa Vista. Esta areia forma verdadeiras dunas desérticas, intercaladas com vegetação esparsa e algumas rochas vulcânicas muito escuras. O resultado desse fenômeno é um arco-íris de cores, onde o movimento rápido das nuvens lança alternadamente luz e sombra no solo.
A paisagem lunar, completamente desprovida de sons artificiais, faz deste local uma paragem obrigatória: é possível caminhar sem dificuldade, na tranquilidade a poucos passos da civilização, sem o perigo de encontrar animais perigosos ou areias movediças.
3. Sal Rei
A única vila da ilha, constituída pelas salinas circundantes, daí o nome Sal Rei, foi no passado muito importante, não só para a criação de gado mas também para a recolha de sal, assim como a ilha do Sal.
Muito perto de magnificas e incríveis praias Diante, praia de Estoril e de Cabral para para um passeio em família ou mesmos uns bons banhos. Em frente à Baía de Sal Rei, pode ver um pequeno ilhéu com uma forte chamado “Duque de Bragança“, construído pelos portugueses durante a época colonial para proteger a baía dos piratas. Sal Rei, uma vila tranquila, a maioria dos lugares pode ser visitada a pé, pois a cidade não é muito grande.
4. Praia de Atalanta
A Praia de Atalanta também é conhecida como Cabo Santa Maria, depois do cargueiro espanhol Cabo Santa Maria ter ficado encalhado nas areias da Praia de Atlanta, em Boa Vista, há 50 anos.
O naufrágio do Cabo Santa Maria tornou-se um símbolo da Boa Vista e de Cabo Verde. Fonte de inspiração para pintores e fotógrafos que costumam ilustrar postais, livros e revistas, é imperdível para os turistas.
Hoje, pouco resta do grande navio devido à corrosão, ao impacto das ondas e ao intemperismo de várias tempestades. O naufrágio parece o esqueleto de um animal majestoso que ainda não completou a sua viagem. Passados 50 anos, é tempo de celebrar não o acidente, mas a dádiva do mar que alimentou as gentes de Boa vista em tempos de fome.