Porto

O que fazer no Porto?

A Invicta é uma cidade cheia de surpresas. Para aproveitar ao máximo, aqui está uma lista de coisas incríveis que pode fazer no Porto.

Cidade Porto

1. Conheça a mítica Livraria Lello

Livraria Lello Porto

O sucesso da Livraria Lello entre os turistas tem um motivo extra: há rumores de que ela inspirou algumas cenas clássicas dos filmes de Harry Potter. Na verdade, a autora J.K. Rowling morou na cidade do Porto, mas ela afirmou que nunca soube da livraria. De qualquer forma, a Livraria Lello continua a merecer uma visita, as escadas realmente parecem-se com as da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

2. Torre dos Clérigos

Torres Clerigos Porto

A igreja dos Clérigos é uma verdadeira obra barroca de meados do século XVIII, da autoria do arquitecto de origem italiana Nicolau Nasoni, que deixou a sua marca em muitos monumentos do Porto e da região norte de Portugal. Nasoni encontra-se sepultado, numa pequena capela a seu pedido.

Não pode perder a subida à torre dos Clérigos, subindo uma escada interior (225 degraus) que permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma das mais belas panorâmicas do Porto.

3. Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa Porto

O Palácio da Bolsa foi construído sobre as ruínas do convento dos franciscanos que foi destruído em um incêndio. A sua construção começou em 1842 e passou quase meio século até a inauguração, em 1891.

O Palácio da Bolsa está localizado no coração do centro histórico do Porto, perto de outras atrações imperdíveis, como a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello. Pode visitar todas as três atrações num dia.

É reconhecido como monumento nacional e recebe cerca de 200.000 visitantes anualmente. As visitas guiadas levam os visitantes por partes incríveis do palácio, como a escadaria nobre e o Pátio das Nações. Vale a pena visitar.

4. Ponte D. Luís I

Ponte D. Luís I Porto

Um dos lugares mais famosos do Porto é a Ponte Dom Luís I. Vale sempre a pena visitar este local para uma bela vista sobre o rio, vistas soberbas sobre a zona ribeirinha do Porto e Gaia, as caves do vinho do Porto, a zona do bar/restaurante/hotéis da Ribeira. Excelente vista sobre o Rio Douro e ponte Arrábida.

A ponte Dom Luís I pode e deve ser atravessada a pé… Esta ponte liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. As vistas são magnificas dos dois lados, mas atrevo-me a recomendar que termine o passeio pelo lado de Gaia, no topo da ponte. Dali pode admirar a vista do Jardim do Morro antes de descer até à Marina de Gaia onde se encontram as caves do tão famoso vinho do Porto.

 

5. Mercado do Bolhão

Mercado do Bolhão Porto

Perto da Avenida dos Aliados encontra-se um dos locais a visitar mais vibrantes da cidade: o Mercado do Bolhão, onde, desde 1914, se vendem carnes, peixes, frutas, flores e muitos outros produtos.

O mercado tem vários andares, onde as lojas estão espalhadas num grande pátio central. Dentro deste edifício enorme e decadente, a essência da cidade do Porto é preservada.

No mercado poderá ver muitas lojas, especialmente bacalhau, que não foram modernizadas e mantiveram o seu aspecto antigo.

Horários: De segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 8h às 18h. Encerra aos domingos e feriados.

Deixe uma resposta